SQ#03: Melhor não gastar seu tempo com isso.
O que você gostaria de ver escrito no seu epitáfio?
Talvez você possa copiar-e-colar a música do Titãs (Epitáfio), mas talvez você possa ser mais autêntico (se der tempo). O fato é que nunca paramos para pensar sobre a finitude do tempo. Pascal, filósofo e matemático (entre outras coisas), disse que o ser humano tende a se distrair de questões importantes, buscando entretenimento e diversões para evitar o confronto com a própria mortalidade e a finitude do tempo.
Devia ter arriscado mais, e até errado mais, ter feito o que eu queria fazer
Eu, particularmente, sou muito ligado nessa história de finitude. Fico lendo umas filosofias, tentando sair do caos do dia a dia, pensando sobre como nossa passagem aqui é efêmera e articulando maneiras de aproveitar esse "ticket" que nos deram chamado vida da melhor forma. Vou fazer 40 anos em breve, pode ser a crise da meia idade. Mas a vida deve ter umas duas voltas, a primeira já foi. Fato.
Gosto bastante da famosa frase do filósofo chinês Confúcio:
Todos temos duas vidas. A segunda começa quando percebemos que só temos uma.
Eficiência e Prioridades
Ontem ouvi um TEDx bem interessante da Laura Vanderkam, uma autora de alguns livros sobre gestão do tempo e produtividade, e fiquei pensativo sobre como priorizamos aquilo que importa para nós.
Sabe aquele dia em que você tem dezenas de coisas para fazer, agendas super complexas do trabalho, reuniões encadeadas sem intervalos, visita a cliente ou fornecedor, e de repente acontece um imprevisto? Um vazamento na sua casa, ou você bateu o carro indo para o trabalho, ou seu filho ficou doente e não pode ir para escola - e sua esposa ou marido tem um compromisso externo justo neste dia -, cachorro passou mal e precisa do veterinário urgente, etc?
Você instantaneamente liga o "modo eficiência" e, em meia hora, enquanto se troca, toma café e cuida do filho, já consegue comunicar chefe, colegas, cancela compromisso que não tinha tanta importância, remarca uma reunião ou outra sem impacto algum, começa reunião do carro enquanto leva o filho no pediatra, e vai encaixando tudo.
Chega ao final do dia, você olha para trás, exausto, respira fundo e pensa: “nossa, sobrevivi, consegui fazer quase tudo (ou tudo)!”
Temos tempo, por mais ocupados que sejamos, temos tempo para aquilo que importa. E quando focamos no que importa, construímos a vida que queremos, no tempo que temos - Laura Vanderkam.
Dados
Eu, como engenheiro enviesado, comecei a quantificar umas coisas, fazer umas contas e achei um estudo interessante da Our World in Data. É um estudo sobre os americanos e, embora tenhamos grandes diferenças socioeconômicas com eles, vale para a reflexão porque é uma boa aproximação para nós brasileiros também (sobretudo nesta bolha). Fiquei assustado no final.
PAIS
Primeira informação que me pegou: sabia que, provavelmente, você já passou 95% do tempo que tinha com seus pais, te sobrando somente 5% de convivência com eles? Talvez menos.
Considerando que até seus 18 anos praticamente você conviveu diariamente com eles, aí já se foram uns 80% do total. E agora a questão não é mais quantidade, e sim qualidade do tempo que falta. Para tudo, aliás.
Amigos
Neste gráfico, temos o tempo gasto com os amigos. No início da vida, principalmente nos anos de estudos, estamos quase que diariamente convivendo com muitos deles. A vida vai acontecendo, outras situações vão tomando este espaço, mas vão ficando aqueles poucos e bons amigos, com os quais você tem profunda conexão.
Parceiro(a)
Uma das escolhas mais importantes a se fazer é quem vai ser seu parceiro(a) nesta jornada. Serão as pessoas com as quais você mais conviverá na vida, provavelmente até o final dela.
Filhos
Esta curva em forma de montanha é o tempo que você terá com seus filhos. Talvez seja a maior montanha e desafio de sua vida - e a experiência mais transformadora. Um dia eles sairão de casa, e vai passar num instante como diria um clichê por aí.
Colegas de Trabalho
Aqui, ainda mais para esta rede social, é onde precisamos pensar bem. Gastamos bastante tempo com nossos colegas de trabalho. Escolha um lugar onde isso valha a pena.
Sozinho
Neste aqui, um recado bem importante: saiba lidar com você mesmo. Ficar sozinho é ruim ou bom para você? Entenda o porquê… sua vida terá cada vez mais momentos de solidão. Nossa expectativa de vida é de quase 80 anos, alguns vão perder seus parceiros ao longo da jornada.
Tempo Gasto com as Pessoas
Um dia tem 24 horas.
Dormimos cerca de 8h (pelo menos na teoria deveríamos). Sobram 16h.
Trabalhamos 8h (na teoria também). Sobram 8h.
Você precisa se transportar, comer, ter algum lazer, limpar a casa, fazer compras, etc…sem contar quanto tempo ficamos no celular de bobeira "scrollando" sem fim.
Vai no seu celular agora e olhe o tempo diário de uso aí. Você está fazendo bom uso das suas horas?
Nesta era de crescentes distrações, é mais importante que nunca lembrarmos que a vida é efêmera e frágil. Faça valer a pena.
Devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr
Minhas reflexões sobre tudo isso:
O tempo com seus pais e família é limitado. Você vai conviver com quem ama mais algumas vezes só. Vá almoçar com eles, sem celular, e com mais frequência.
Continue fazendo amizades, mas não foque no número, mas na profundidade e conexão com poucos. Invista nas amizades duradouras. E mande uma mensagem para aqueles três amigos(as) agora.
Escolher seu parceiro(a) é a decisão mais importante da sua vida. Escolha alguém com quem goste de conversar e não fazer nada. A vida não é somente sobre momentos incríveis, escolha alguém que esteja sempre lá para o que der e vier.
Esteja presente na vida dos seus filhos. Eles terão tempo limitado de colo. Pouco tempo de banho com você. Somente algumas apresentações de final de ano na escola. Reduza a marcha e aproveite a doçura e ingenuidade das crianças.
Uma das decisões mais impactantes da sua vida é quem serão seus colegas de trabalho. Se você não gosta do seu trabalho, em geral há dois motivos (ou os dois): (i) ou você não gosta do que você faz, (ii) ou você não gosta das pessoas com as quais você trabalha. Talvez tenha pouco a ver com a empresa. Serão 90 mil horas, em média, trabalhando na vida. Escolha bem com quem você vai crescer e aprender.
Outra frase do Pascal: "Todos os problemas da humanidade decorrem da incapacidade do homem de se sentar quieto em uma sala sozinho". Exercite o “tédio” com alguma frequência - você vai precisar cada vez mais disso. Aprenda a gostar de você, sem precisar dos outros para isso.
Por fim, tome cuidado para não confundir algumas engrenagens. A do relógio pode ser confundida com uma roda de corrida de ratos.
Estes recados são para mim. Todos. Compartilhando aqui para refletirmos juntos e (re)pensarmos, enquanto é tempo, enquanto temos tempo, sobre nossas prioridades.
O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído
Por hoje é só!
Compartilhe. Compartilhe com seus familiares, com as pessoas que gosta. Compartilhe com quem vale a pena gastar o seu tempo.
Obrigado por ler até aqui! Adoraria ter seu comentário depois desta leitura! ;-)
Um abraço,
Marcel
Status Quê?
PS: Sobre as fontes, os dados são uma amostra ampla da Pesquisa American Time Use Survey de 2009-2019, compilada pela Our World in Data. Como disse no texto, pode haver diferenças culturais e socioeconômicas com o Brasil, mas acredito que as conclusões e lições sejam de natureza universal. Seria interessante ver os dados pós-2020 para ver como a Pandemia afetou este comportamento sobre como gastamos nosso tempo. Assim que sair uma atualização, escrevo novamente sobre isso.