SQ#25: Contagem regressiva para transformar o seu ano
Procrastinação, Transformação, 40 Dias, Despertar, Revolução Pessoal, Mudança de Vida & Mais.
Ler no site statusque.com.br
Tempo de Leitura 5 min
Bem-vindos à edição de número #25 da "Status Quê?”. Aqui, trago provocações e inspirações para te tirar do automático e te fazer (re)pensar as escolhas de vida. Toda semana. Sem Spam. Grátis.
Você já pensou em como aproveitar os últimos 40 dias deste ano para fazer algo significativo?
O ser humano inventou datas e maneiras de contar o tempo relacionadas ao sol e ao movimento do planeta. Mas o tempo está correndo e não são em “degraus de anos”, ele flui, hora a hora, minuto a minuto, passando constantemente - e sempre em uma só direção.
E nós vamos, nesse mundão maluco de alta produtividade, de milhões de distrações diárias, navegando sem perceber o tempo passar. Ou percebendo menos, pelo menos. Ou ainda pior: percebendo tarde que ele já passou.
Eu tenho uma questão muito forte com a finitude do tempo, tema sobre o qual invariavelmente escrevo por aqui. Um amigo outro dia me falou: “você é novo ainda pra pensar nisso, não?”. Mas a questão da finitude não é sobre medo, tragédia, morte. É justamente sobre vida.
É sobre viver um tempo que é finito e aproveitar coisas que estarão presentes na vida por alguns momentos, e somente em determinados instantes. No final das contas é sobre como aproveitar da melhor maneira esta jornada que temos aqui na Terra.
Este ano completei 40 anos. É um número cabalístico (pra mim sempre foi curioso pensar em um dia ter esta idade - que sempre estava bem longe, aparentemente). Fiquei pensando e pesquisando quantas coisas envolvem o número 40, e por que ele é um número latente em minha cabeça. São inúmeras as curiosidades, e algumas coloco abaixo:
Religião: Em muitas tradições religiosas, o número 40 é significativo. Por exemplo, na Bíblia, o dilúvio durou 40 dias e 40 noites, e Moisés passou 40 dias no Monte Sinai. No Islã, Maomé tinha 40 anos quando recebeu sua primeira revelação.
Quarentena: A palavra "quarentena" deriva do italiano "quaranta giorni", que significa "quarenta dias". Este termo foi usado originalmente para o período de isolamento de 40 dias imposto a navios e pessoas antes de entrar na cidade para prevenir a propagação da peste.
Desenvolvimento Humano: O período de gestação humano é de cerca de 40 semanas, contado a partir da última menstruação da mulher.
A lista é extensa (talvez com mais de 40 curiosidades): a temperatura de 40 graus celsius é um marco ("Rio 40 graus…"); Ali Baba e os 40 ladrões é um dos contos mais famosos da obra Mil e Uma Noites; faz 40 dias que tivemos o terrível e triste atentado em Israel, que por sua vez foi fundado na década de 40; a Argentina comemorou 40 anos de democracia nesse ano (e elegeu Milei esta semana como seu novo presidente)…e hoje (21-Nov) faltam 40 dias para terminar o ano…e…
Curiosidades e brincadeiras à parte, para mim este ano de 2023 foi muito intenso e marcante, para além de completar 40 anos de idade. Muitas coisas aconteceram em minha vida: saí do mundo corporativo, abri uma empresa de audiovisual, criei esta newsletter que batizei de “Status Quê?” como forma de autoexpressão, contei histórias minhas e de outras pessoas, conheci muita gente nova e interessante por conta disso, também fiz inúmeras coisas incríveis (e simples do cotidiano) com minha filha e minha família, pude ficar mais comigo, cuidar mais da minha saúde, da mente, da espiritualidade. Foi um ano de virada, de viradas irreversíveis eu diria.
Nestes próximos 40 dias até o próximo marco de volta da Terra em torno do sol, meu compromisso é, além de aprofundar minha jornada pessoal, criar formas de enriquecer esta Newsletter que tanto gosto de produzir. Estou buscando maneiras ainda mais efetivas de impactar e retribuir a você, leitor(a) da “Status Quê?", com conteúdos inspiradores e reflexões práticas para cada vez mais acordarmos (juntos) do automático e fazermos melhores escolhas de vida.
Minha meta é não apenas crescer individualmente, mas também gerar um impacto positivo pra fora, para você.
Se há alguma coisa que acredito, é:
estamos adoecendo individualmente e como sociedade, vivendo num automático, sem questionar o status quo - e por isso tocando uma vida sem percebê-la.
E a minha ideia é trabalhar este “despertar” para uma consciência maior. Faço isso para mim, e além de gostar de produzir estes conteúdos aqui, pode ser que, por alguma sorte, alguém aproveite para repensar algo. Seria missão cumprida isso!
Nestes últimos meses recebi dezenas de mensagens de pessoas que fizeram movimentos bem legais depois de repensarem algumas coisas com as provocações da Status Quê?.
Até já fizeram o Caminho de Santiago por conta da minha Newsletter SQ#02. Já trocaram de emprego, já me mandaram relatos extremamente profundos de reflexões. E isso é o que me motiva a continuar - e melhorar.
Mas então, o que você pensa em fazer nos próximos 40 dias? Aproveite o embalo deste marco de final de ano. E pense. Repense. Planeje. Replaneje. Evite a procrastinação, e mãos à obra para construir um futuro que seja mais aderente ao que você quer. Ainda dá tempo de completar vários itens da sua lista de resoluções de ano novo(?) de 2023.
Nos vemos depois desta quarentena então!!
Feliz ano novo adiantado e um muito obrigado do mais fundo do meu coração pelo seu tempo ao longo destes últimos meses.
Até breve e com novidades.
Marcel | Status Quê?
Só Sei Que Nada Sei
(curadoria de links para você saber cada vez menos)
A Entropia das Horas - Rádio Escafandro (Spotify)
(podcast, 67min, em português)
Para viajar com a física e sair diferente do podcast repensando o que estamos fazendo com o planeta.
Lourenço Bustani - Um Impossível por Vez (Youtube)
(vídeo, 67min, em português)
Uma papo ao mesmo tempo alarmista e muito lúcido sobre também o que estamos fazendo com o planeta e com nossas vidas. Papo denso e de muita reflexão do Lourenço cuja trajetória de vida e carreira são fascinantes.
(texto, 7min, em português traduzido)
Para ver um outro ponto de vista sobre diversificar sua carreira, aprender coisas novas e evoluir em todos os aspectos da sua vida.
Compartilhe esta News:
(não custa nada e me motiva a continuar trazendo mais histórias para você)
Recebeu de Alguém?
Se este email foi encaminhado para você, considere se inscrever para receber as próximas edições. Toda semana. Sem Spam. Grátis.