SQ#22: Me ajuda a te ajudar? 😳
Criatividade, estado de flow, clareza...e vou te pedir uma ajudinha também.
Ler no site statusque.com.br
Tempo de Leitura 5 min
Bem-vindos à edição de número #22 da "Status Quê?”. Aqui, trago provocações e inspirações para te tirar do automático e te fazer (re)pensar as escolhas de vida. Toda semana. Sem Spam. Grátis.
Tá sem tempo de ver esta Newsletter agora, mas quer lembrar no final de semana? Coloque na agenda clicando abaixo.
Bora lá então!
O processo criativo para escrever uma Newsletter como esta pode ser um desafio agridoce. Nos dias em que as palavras fluem livremente, é uma alegria indescritível - você entra num estado de flow e nem vê a hora passar e o texto se construir. Mas em outros momentos, parece que estou tentando desenterrar tesouros em um terreno rochoso. Você já experimentou isso, imagino, com qualquer tipo de trabalho.
Antes, eu associava esses bloqueios criativos, de forma equivocada, a uma falta de paixão pelo meu trabalho. Hoje, vejo que é mais uma dança entre a (i) procrastinação (que sempre tem um motivo por trás) e (ii) a necessidade de clareza. Me explico.
Meu Contexto
Hoje, estou imerso em um mundo que construí recentemente e adoro:
crio trabalhos e me divirto no audiovisual com a Limbic; e
compartilho alguns pensamentos, através de textos e documentários em vídeos nestas newsletters aqui.
Ainda assim, a procrastinação me visita, e percebi que muitas vezes ela é um convite para buscar mais clareza. Aliás, já falei sobre procrastinação neste outro texto aqui ("Segunda é o Melhor dia da Semana").
Status Quê?
Esta minha jornada de expressão através da "Status Quê?” começou em Abril deste ano, onde decidi transbordar meus sentimentos e questionamentos sobre o status quo (este foi o primeiro post: Feliz em anunciar que fui demitido!), especialmente no que tange a nossas escolhas automáticas de carreira e vida.
Comecei com textos semanais no Linkedin, e depois migrei para esta plataforma aqui chamada Substack (onde registrei meu domínio StatusQue.com.br) para ter mais organização, controle e centralização de tudo.
Em Junho, resolvi enriquecer minhas provocações com histórias de pessoas que fizeram mudanças nada triviais de carreira e vida e compartilhá-las num formato de documentário em vídeo - sem ser um podcast chato com todo mundo numa sala quadrada, microfone na cara e fone na cabeça. Eu queria fazer algo que ao mesmo tempo fosse um entretenimento e também uma provocação, através de histórias inspiradoras.
Assim, comecei a produzir estes documentários e aprender a fazer isso praticando. A cada documentário eu aprendo e melhoro alguma coisa (câmera, iluminação, áudio, equipamentos, técnicas, como falar com a câmera, edições, etc) e ainda há outras inúmeras para eu melhorar.
Clareza
Clareza: substantivo feminino; Característica ou estado do que é claro; em que há excesso de luz; iluminado: a clareza desse caminho. Atributo daquilo que é inteligível; fácil de ser compreendido ou entendido; compreensível: a clareza de um texto.
A iluminação talvez seja, em parte, a inspiração e, em parte, a questão do atributo da luz, de iluminar e trazer clareza ao caminho.
E, como eu acredito neste caminho que sigo percorrendo, e sabendo que preciso ser maleável e seguir aprendendo sempre, nada melhor do que ouvir os feedbacks e pontos de melhoria de quem consome este conteúdo (mesmo que esporadicamente) para tornar esta minha diversão ainda melhor, mas mais útil para você.
Eu não tenho dúvidas de que feedbacks sinceros e construtivos podem fazer muita diferença. Então acho que chegou a hora de eu te pedir uma ajuda.
Minha proposta
Adoraria se pudesse dedicar 1 minuto e meio do seu tempo para responder algumas perguntas no link abaixo. Seu feedback honesto e cru será como ouro para mim, me ajudando a deixar este hobby de expressão, em que coloco bastante energia e compromisso, muito melhor.
Sua resposta será anônima, não se preocupe! Então, sinta-se à vontade para ser radicalmente franco(a) - eu não tenho problema algum em ouvir verdades e opiniões diferentes das minhas. Estou aqui para aprender e evoluir, e sua opinião sincera é o que pode guiar esta evolução. Sem dúvida!
Toma-lá-da-cá
Em troca disso, ofereço o cargo de Ministro(a) à frente do Ministério da Leitura para você que é do partido do Centrão. Não, brincadeira. Isso aqui não é circo, é só um hobby sendo organizado. Mas eu gosto muito de circo.
Como um gesto de gratidão, ao final da pesquisa (menos de 90 segundos) você encontrará um link de um documento que preparei com uma série de aprendizados colhidos das entrevistas que tenho feito em meus documentários. São insights dos bastidores, palavras e sentimentos não filtrados que foram valiosos para mim, e espero que sejam para você também.
Spoiler: a vida não é tão mil maravilhas como pode parecer às vezes.
Por fim então, agradeço desde já por seu tempo e feedbacks valiosos. Cada pedaço de informação sua é um tijolo que ajuda a construir uma newsletter mais rica e relevante.
Como sempre, estou absurdamente grato por sua companhia nessa jornada.
Super Obrigado!
Marcel - Status Quê?
PS: a sessão abaixo "Só Sei Que Nada Sei” tá imperdível. Invista seu tempo ai.
Só Sei Que Nada Sei
(curadoria de links para você saber cada vez menos)
Envelhescência - Documentário dirigido por Gabriel Martinez (Youtube)
(vídeo, 1h 24min, em português)
Para você que acha que tá velho(a) e não faz ideia do que pode ser inspiração através de pessoas com mais de 60 anos. Vale demais assistir!
Why You Should Build a “Career Portfolio” (Not a “Career Path”)
(texto, 5min, em inglês)
Para você que acha que mudar várias vezes de emprego pode ser algo ruim, uma visão de futuro do trabalho e como montar um portfolio de experiências.
What makes a good life? Lessons from the longest study on happiness
(vídeo, 12min, em inglês com legenda em português)
Um TED Talk clássico, sobre o mais longo estudo feito sobre felicidade por Harvard, onde o psiquiatra Robert Waldinger compartilha lições e sabedorias práticas para a nossa jornada na terra.
Compartilhe esta News:
(não custa nada e me motiva a continuar trazendo mais histórias para você)
Recebeu de Alguém?
Se este email foi encaminhado para você, considere se inscrever para receber as próximas edições. Toda semana. Sem Spam. Grátis.